Notícias

« Voltar

Semana da Responsabilidade Social

          O conceito de Responsabilidade Social surgiu nos Estados Unidos, em 1953 com o livro Social Responsabilities of the Businessman, de autoria do economista Howard Bowen. Para ele, significava "a obrigação social do homem de negócios de adotar orientações, tomar decisões e seguir linhas de ação que sejam compatíveis com os fins e valores da sociedade". Na década de 70 surgiram algumas instituições nos EUA com a finalidade de aprofundar o estudo sobre o tema e desde então o assunto começou a se expandir pelo mundo.

 

          No Brasil, a Lei Nº 13.559/17 colocou a "Semana da Responsabilidade Social" na agenda da sustentabilidade. Esta lei foi aprovada em 21 de dezembro de 2017 e é comemorada na segunda semana do mês de abril. De acordo com a norma ISO 26000, responsabilidade social é a " Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável incluindo a saúde e o bem estar da sociedade".

 

          A Responsabilidade Social é um conceito amplo relacionado ao benefício da coletividade. Ocorre quando, de forma voluntária, as instituições se preocupam com o desenvolvimento social do público interno e externo adotando posturas, comportamentos e ações capazes de promover o bem estar todos. É interessante ressaltar que a instituição não exerce tal responsabilidade só quando doa materiais, recursos financeiros ou quando desenvolve projetos sociais, mas principalmente quando age com ética e transparência defendendo acima de tudo os valores e princípios da sociedade.

 

          Dessa forma, as organizações devem possuir consciência da sua responsabilidade social e incentivar seu público interno e externo a intervir nas políticas públicas e interagir com o governo na definição das suas prioridades. A Responsabilidade Social funciona como uma estratégia que a administração pública dispõe para lidar com os desafios que a globalização e a modernização trouxeram para os serviços públicos, levando em conta não apenas o seu ponto de vista, mas as diversas demandas trazidas pela sociedade.

 

PACTO GLOBAL

 

          Na condição de órgão signatário do Pacto Global, este Tribunal está estrategicamente empenhado no planejamento e execução de ações relacionadas aos 10 princípios do Pacto. A inserção de imagens e mensagens diárias em alusão à Semana da Responsabilidade Socioambiental foi deliberação da Comissão de Responsabilidade Socioambeirntal e Meio Ambiente do Trabalho, com alinhamento aos dois primeiros princípios do Pacto, que trazem o dever de apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente e assegurar sua não participação em violações desses direitos.


Responsabilidade Socioambiental

Rua Barão de Jaguara, 901
Centro - Campinas / SP - CEP: 13015-927
Tel: (19) 3731-1804
comissaoambiental@trt15.jus.br