CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS (Call for papers)

EDITAL N. 002/2019

SEMINÁRIO EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DA OIT - CALL FOR PAPERS

A - Introdução

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas-SP, em celebração aos 100 anos de fundação da Organização Internacional do Trabalho, promoverá no dia 23.8.2019 o seminário "Pensando o futuro do Direito do Trabalho", destinado a homenageá-la, realizar análises e reflexões críticas com profissionais do direito, acadêmicos e sociedade, sobre relevantes temas num mundo do trabalho em transformação a exigir comprometimento, ética, visão sistêmica e criatividade no seu enfrentamento, pautando-se pelo valor-trabalho e pela dignidade humana.

B - Call for papers para publicação

Como parte da referida homenagem a EJud, com o intuito de promover a ampla discussão, a produção e a divulgação de conhecimento científico, convida a comunidade acadêmica e os interessados em submeter propostas de textos, assim como resultados de estudos empíricos, ambos inéditos, exclusivamente para publicação (na forma de capítulos) em livro eletrônico comemorativo versando sobre as transformações do mundo do trabalho, correlacionando-os com a missão, os princípios, as convenções e os desafios da OIT, a fim de permitir a compreensão dos novos cenários nos distintos eixos temáticos no tocante ao trabalho infantil, trabalho da mulher, trabalho decente e digno, saúde e segurança, diálogo social, dentre outros.

Todo e qualquer viés de cunho político-ideológico não deverá ser contemplado, ou ao menos deverá ser evitado, podendo ser oportunamente glosado a critério da Comissão Científica.

Convoca-se portanto, interessados no tema a apresentarem textos nos seguintes eixos:

  • Trabalho decente e digno: o papel das instituições no futuro do trabalho

  • O desafio da erradicação do trabalho infantil e do trabalho forçado no contexto brasileiro

  • Discriminação por gênero e raça: o abismo entre as leis e a realidade

  • Organização do trabalho e da produção: desafios regulatórios e protetivos num mundo globalizado e tecnológico

  • Rumos do tripartismo, negociação coletiva e diálogo social

  • O futuro do trabalho e do trabalhador: perspectivas sobre um direito social para o próximo milênio

C- Requisitos para participação

Serão admitidas propostas de autoria de estudantes, professores, investigadores, advogados, profissionais de diferentes disciplinas e todos aqueles interessados, desde que inéditas.

Admitem-se textos individuais ou em coautoria.

É imprescindível, no momento do envio, a indicação da categoria de enquadramento da proposta, mediante as 3 opções disponíveis: graduandos, graduados/profissionais e coautoria.

D - Prazo

Os textos deverão ser encaminhados até o dia 31 de julho de 2019 por e-mail para o seguinte endereço eletrônico: revistadotribunal@trt15.jus.br. Posteriormente, serão submetidos à Comissão Científica, indicando-se a categoria inscrita.

E - Normas técnicas. Parâmetros para edição

Os textos deverão ter um mínimo de 7 (sete) laudas e não deverão exceder 15 (quinze) laudas, incluindo notas de rodapé e referências, redigidos em português, observando a ortografia oficial, e em arquivo editável.

Os parágrafos devem ser justificados, com recuo de 2cm na primeira linha, com títulos e subtítulos em caixa alta e centralizados, além de entrelinha de 1,5cm. As margens superior e inferior devem ser configuradas com 2cm e as laterais com 3cm.

O tamanho do papel deverá ser A4 e a fonte a ser utilizada "Times New Roman", tamanho 12.

Tabelas, figuras e quadros deverão ser elaborados e enviados em arquivo próprio e inseridos, no devido local, no corpo do texto.

Os textos deverão conter, com destaque, no início do texto: resumo de até 100 (cem) palavras. Também deverá constar um breve curriculum de formação acadêmica.

Para detalhes sobre a elaboração de citações e referências, ver as Normas para confecção das Publicações da Escola Judicial, disponíveis em: http://portal.trt15.jus.br/documents/124965/1974226/Manual_Normas_Revisado.pdf.

Os editores, no processo de formatação para publicação, poderão corrigir aspectos formais e eventuais inconsistências gramaticais. No entanto, o subscritor do texto responsabiliza-se integralmente por seu conteúdo.

F - Avaliação

A Comissão Científica avaliará os textos encaminhados, de acordo com os seguintes critérios: potencial intelectual, originalidade, abordagem, adstrição ao tema e referências bibliográficas. Havendo mais textos aceitos para publicação do que o número indicado pela Comissão Científica, caberá a ela decidir quais publicará, sendo que os textos em excesso poderão ser indicados para publicações futuras.

Revogação e outras disposições deste Edital: Caberá à Comissão Científica as decisões relativas a eventuais dúvidas, erros, redundâncias ou omissões desta chamada.

 

Comissão Científica

Coordenação: Carlos Alberto Bosco

Organização: Fernanda Cristina de Moraes Fonseca, Laura Bittencourt Ferreira Rodrigues, Patrícia Maeda

Campinas, 19 de junho de 2019.

 

CARLOS ALBERTO BOSCO

Desembargador Vice-Diretor da Escola Judicial

e Editor-Chefe do Conselho Editorial