CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO QUALIFICADAS

CONSTRUÇÃO CONJUNTA DA SOLUÇÃO DE CONFLITOS
Não precisa peticionar. Basta entrar em contato!

Nupemec


O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT da 15ª Região tem por atribuição essencial planejar, efetivar e fomentar a utilização de métodos alternativos de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação, a fim de proporcionar à sociedade uma prestação jurisdicional célere, efetiva e que solucione os conflitos de forma preventiva, contribuindo para a pacificação social.
O órgão está vinculado à Presidência do TRT-15 e foi criado com base na Resolução 174 do CSJT, que regulamenta as políticas de conciliação na Justiça do Trabalho e institui um plano nacional de estímulo à mediação e à conciliação na solução de conflitos trabalhistas.

 

Cejuscs-JT


As diretrizes do Nupemec são realizadas pelos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejuscs-JT) do TRT-15 ▬ um no 2º grau e oito na 1ª instância, nos fóruns trabalhistas de Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba ▬, que têm como principal atribuição aproximar empresas e trabalhadores para que, por meio da mediação e da conciliação, possam chegar a uma solução satisfatória para o seu conflito, sem a necessidade da imposição de uma decisão judicial.
Os Cejuscs-JT contam com a atuação de magistrados e de servidores qualificados e treinados em mediação pela Escola Judicial do TRT-15.
As audiências acontecem em mesas-redondas, com o tratamento adequado e individualizado de cada caso. Nesse ambiente diferenciado, as palavras de ordem são atendimento humanizado, diálogo, perseverança e motivação.
Os Cejuscs atuam também de forma itinerante nas varas do trabalho da jurisdição.

 

Prêmios


A iniciativa do Cejusc-JT de 2º Grau foi agraciada com o prêmio Conciliar é Legal de 2015, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A juíza Ana Claudia Torres Vianna, coordenadora do Cejusc-JT de Campinas,  titular da 6ª Vara do Trabalho local, também recebeu menção honrosa pelo desenvolvimento do projeto Mídia & Mediação, que utiliza plataformas como o WhatsApp como instrumento de diálogo entre litigantes, para a realização de mediação de conflitos trabalhistas e fomento à conciliação. O Projeto Mídia e Mediação  ainda recebeu menção honrosa na 13ª Edição do Prêmio Innovare, entregue em dezembro de 2016.  O projeto, vinculado ao Cejusc  de 1º Grau da Circunscrição de Campinas concorreu na categoria Juiz, ficando em segundo lugar.
Na edição 2016 do Prêmio Conciliar é Legal do CNJ, o TRT-15 foi novamente premiado por alcançar, no critério absoluto, os índices de composição mais elevados durante a XI Semana Nacional de Conciliação, realizada entre os dias 21 e 25 de novembro do mesmo ano.
A edição 2016 também homenageou dois juízes do TRT-15, o diretor do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente e titular da 1ª VT, José Roberto Dantas Oliva, e a juíza do trabalho substituta Vanessa Maria Sampaio Villanova Matos, ambos vencedores na categoria "Juiz Individual", com a apresentação da prática "A Arte de Conciliar", desenvolvida no Cejusc local.  A iniciativa consiste na manutenção de um ambiente harmonioso com exposições e apresentações artísticas de música e dança no local das sessões de conciliação e mediação.

 

Não precisa peticionar. Basta entrar em contato!
0800 773 5242

Credores ou devedores com ações trabalhistas em trâmite no TRT-15 podem solicitar agendamento de audiência pelo formulário Conciliar  ou pelo telefone 0800 773 5242. Os interessados em conciliar também podem procurar a unidade judiciária trabalhista de seu município ou enviar e-mail para os Cejuscs.

 

Cejusc de 2º grau


O Cejusc-JT de 2º Grau prioriza três frentes de atuação: a conciliação dos processos em fase recursal, incluídos aqueles com interposição de recurso de revista, bem como os processos de competência originária previstos no Regimento Interno; o auxílio, em caráter itinerante, a varas do trabalho com grande número de processos; e o estabelecimento de contato com dirigentes empresariais e sindicais para divulgar os benefícios da conciliação e sua importância no contexto jurídico-social.
Sede Administrativa: Rua Conceição, 150 - Centro - CEP: 13015-081 | Campinas/SP - PABX: (19) 3231.9500
cejuscjt2@trt15.jus.br 

 

Cejusc de 1º grau

 

Cejusc de Araçatuba

Abrange sete varas do trabalho, três localizadas no município-sede, e outras quatro, nas cidades de Andradina, Birigui, Lins, Penápolis, além do Posto Avançado da Justiça do Trabalho em Pereira Barreto. Ao todo, a jurisdição soma 49 municípios.
Rua Duque de Caxias, 2130 - Saudade – Araçatuba/SP
CEP: 17.800-000
cejusc.aracatuba@trt15.jus.br 

Cejusc de Bauru

Atende 17 varas do trabalho, sendo quatro no município-sede, duas em Jaú, duas em Lençóis Paulista e duas em Marília, além das unidades de Botucatu, Pederneiras, Avaré, Garça, Itápolis, Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo e do Posto Avançado de Bariri. São 82 municípios jurisdicionados.
Rua Antônio Cintra Junior, 3-11 - Jardim Cruzeiro do Sul – Bauru/SP
CEP: 17.030-380
cejusc.bauru@trt15.jus.br

Cejusc de Campinas

Engloba 48 unidades judiciárias localizadas em 29 municípios: Americana, Amparo, Araras, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Itu, Jundiaí, Leme, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Rio Claro, Salto, Santa Bárbara D'Oeste, São João da Boa Vista, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. A jurisdição abrange 78 municípios.
Avenida José de Souza Campos, 422 - Cambuí – Campinas/SP
CEP: 13.092-123
cejusc.campinas@trt15.jus.br

Cejusc de Presidente Prudente

Abrange 10 varas do trabalho, duas localizadas no município-sede, duas em Assis, e outras seis distribuídas nas cidades de Adamantina, Dracena, Rancharia, Teodoro Sampaio, Presidente Venceslau e Tupã. As unidades atendem 76 cidades.
Av. Quatorze de Setembro, 1080 - Parque do Povo - Presidente Prudente/SP
CEP: 19.014-000
cejusc.presidenteprudente@trt15.jus.br

Cejusc de Ribeirão Preto

Abrange 33 unidades judiciárias, entre varas, fóruns e postos avançados, situados em 21 municípios paulistas, além da sede: Araraquara, Américo Brasiliense, Batatais, Bebedouro, Cajuru, Cravinhos, Franca,  Ituverava, Igarapava, Jaboticabal, Matão, Mococa, Orlândia, Morro Agudo, Pirassununga, Porto Ferreira, São Carlos, São Joaquim da Barra, São José do Rio Pardo, Sertãozinho e Taquaritinga. Ao todo, são 91 municípios.
Rua Afonso Taranto, 105 - Nova Ribeirania - Ribeirão Preto/SP
CEP: 14.096-740
cejusc.ribeiraopreto@trt15.jus.br

Cejusc de São José do Rio Preto

Jurisdição em 114 municípios. São 13 Varas do Trabalho (VT), distribuídas em Catanduva, Barretos, Fernandópolis, Jales, José Bonifácio, Olímpia, Tanabi e Votuporanga, além do município-sede.
Avenida José Munia, 5500 - Chácara Municipal - São José do Rio Preto/SP
CEP: 15.090-185
 cejusc.sjriopreto@trt15.jus.br

Cejusc de São José dos Campos

Abarca 19 unidades judiciárias trabalhistas localizadas no município-sede (5 VTs) e em Aparecida, Caçapava, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí (2 VTs), Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Taubaté (2 VTs) e Ubatuba, que são responsáveis pelo atendimento da população de 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Rua Juiz David Barrilli, 85 - Parque Residencial Aquarius - São José dos Campos/SP
CEP: 12.246-200
 cejusc.sjcampos@trt15.jus.br

Cejusc de Sorocaba

Ao todo 73 municípios pertencem à jurisdição. São 14 varas do trabalho, sendo quatro em Sorocaba, e outras 10 unidades, localizadas em Tietê, Tatuí, Itapetininga, São Roque, Itanhaém, Registro, Capão Bonito, Itapeva, Piedade e Itararé.
Rua Ministro Coqueijo Costa, 61 - Boa Vista – Sorocaba/SP - CEP: 18.013-550
Email: cejusc.sorocaba@trt15.jus.br