Notícias

Papel

Problemas ocasionados pelo papel
 
Utilizamos o papel para a realização de diversas tarefas nos escritórios, nos hospitais, nas escolas, em casa, em lojas e em muitos outros lugares. Mas quando não mais utilizamos esse papel, o que fazemos?
 
Quando não precisamos mais do papel já usado descartamos no lixo.
 
O que acontece com o papel que jogamos no lixo?
 
Você já reparou quanto papel encontramos nas ruas, nos lixos, nos bueiros, jogados em todos os lugares?
 
O papel jogado nas ruas pode entupir os bueiros e com as chuvas, inundar as casas, causando as enchentes. Além disso, esse lixo todo é levado para os rios e córregos poluindo ainda mais as águas.
 
O papel nos aterros sanitários
 
Você sabia que o papel levado no lixo pelos coletores, quando misturados com outro tipo de lixo, como restos de alimentos, são enterrados em aterros sanitários e não desmancham, prejudicando ainda mais a natureza? Você sabe como isso ocorre? O papel é um tipo de material biodegradável, isso quer dizer que esse tipo de material se decompõe pela ação das bactérias, mas se estiverem enterrados não conseguem respirar e assim não se desmancham.
 
Você já parou para pensar que esse papel poderia ser reaproveitado para diversas outras funções? Como reaproveitamos o papel que não tem mais utilidade? Como ajudamos a natureza e a nós mesmos reaproveitando o papel que vira lixo?
 
Você sabe o que é reciclagem?
 
Reciclar é reutilizar a matéria prima já existente e que já utilizamos transformando em outro objeto. No caso do papel, podemos reciclá-lo e transformá-lo em um novo papel. Os três Rs são reduzir, reutilizar e reciclar. Assim, cada um de nós pode colaborar e muito para a preservação da natureza e para a economia do país.
 
Um país que sabe reciclar é um país que cresce sobre todos os aspectos da sociedade, devemos buscar alternativas de sustentabilidade. Grandes empresas estão participando e conscientizando toda a população da importância de se reaproveitar todo o tipo de material, além de se economizar e reutilizar.
 
Devemos reduzir o consumo e o desperdício de papel e de todos os outros materiais como vidro, plástico, metal e resíduos orgânicos que servem como adubo para o meio ambiente. Como podemos reduzir o consumo e o desperdício?
 
- Não rasgar as folhas do seu caderno; 
- Não imprimir um texto se realmente não for necessário; antes de imprimi-lo faça a revisão; 
- Não jogue folhetos de propagandas nas ruas e avenidas. 
 
Fonte: www.colegioweb.com.br