Notícias

« Voltar

Juíza Maria da Graça Bonança Barbosa é nomeada desembargadora do TRT-15

A juíza do trabalho Maria da Graça Bonança Barbosa foi nomeada nesta terça-feira (20/8) para o cargo de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, após publicação de decreto da Presidência da República no Diário Oficial da União. Titular da 5ª Vara do Trabalho de São José dos Campos, a magistrada ocupará, por merecimento, a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Jorge Luiz Costa. A posse está marcada para o dia 2 de setembro, às 17h, no salão nobre da Presidência do Tribunal.

Bacharel em Direito pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes, a juíza Graça Bonança possui mestrado e doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo, tendo defendido tese sobre dano moral coletivo na Justiça do Trabalho. Trabalhou como advogada de 1986 a 1993, quando ingressou na magistratura, após aprovação no quarto concurso para juízes realizado pelo TRT-15. Foi titular em varas do trabalho de Assis (2ª), Itapetininga e São José dos Campos (4ª e 5ª).

Em 2004, a juíza Graça Bonança foi convocada pela primeira vez para atuar no 2º grau de jurisdição, tendo permanecido até 2012. De 2015 a 2018, foi juíza auxiliar da Corregedoria do TRT-15.

A nova desembargadora do TRT-15 também é autora do livro Ação Coletiva Trabalhista - novas perspectivas, além de atuar como docente, proferindo palestras e aulas para magistrados, advogados e estudantes.