Notícias

Juíza Kathleen Stamato participa de simpósio sobre Direito em Harvard

A coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc) de 2º Grau, juíza do trabalho Kathleen Mecchi Zarins Stamato, participou do "2019 Brazil Legal Symposium", realizado de 8 a 12 de abril na Harvard Law School, instituição de ensino superior norte-americana vinculada a Universidade Harvard, em Cambridge, Estados Unidos.

O simpósio, que está em sua segunda edição, contou com a presença de magistrados, membros do Ministério Público, acadêmicos, juristas, políticos e líderes da sociedade civil do Brasil e do exterior que se reuniram para discutir e propor soluções para as questões mais desafiadoras enfrentadas pelo Direito, em diálogo com professores de Harvard.

Participaram palestrantes das mais proeminentes instituições acadêmicas dos Estados Unidos, como Harvard, Yale, Princeton, Columbia, assim como das principais universidades públicas e privadas do Brasil. A abertura do evento contou com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. No encerramento também compareceram os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, além da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

A juíza Kathleen Stamato, que compõe o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT da 15ª Região, destacou que "o simpósio foi um importante momento para se refletir sobre as mudanças enfrentadas por nossa sociedade no campo jurídico, dada a dinâmica das relações interpessoais, as novas formas de trabalho, os conflitos gerados pela polarização nas mais diversas áreas, tudo permeado pela velocidade da evolução tecnológica em todos os campos. Além disso, proporcionou a vivência no ambiente acadêmico de uma das mais importantes escolas de Direito do mundo, com especial destaque para seus programas de formação em negociação e mediação, tema que tanto nos é caro no TRT da 15ª Região". A magistrada também concedeu uma entrevista à TV Migalhas durante o seminário na qual compartilha as experiências e os resultados das políticas de mediação e conciliação realizadas nos Cejuscs de 1º e 2º graus e em todo o âmbito da jurisdição do Tribunal.