Notícias

Dia Mundial da Reciclagem

Por: Assessoria de Gestão Estratégica - TRT15ª Região

As 3 regras da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são comumente chamadas de "3 Rs" e trata-se de ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos.

Além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos, por meio delas é possível diminuir o próprio custo de vida reduzindo diversos gastos e ainda favorecer o desenvolvimento sustentável.
Conheça um pouco mais:

Reduzir
Consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício. Na redução, o objetivo é comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios, adotando um consumo não apenas com consciência ambiental, mas também econômico.

Reutilizar
Quando um produto é reutilizado, este é reaproveitado na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso. Assim, papéis, por exemplo, podem ser utilizados em blocos de rascunho e garrafas podem se tornar objetos de decoração. Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Além disso, vale lembrar que a doação também pode ser uma boa alternativa, pois outra pessoa que necessita pode utilizar aquele objetivo que para você não tem mais utilidade.

Reciclar
A reciclagem envolve o processamento de um material com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original ou como matéria-prima para produção de novos materiais com finalidades diversas. Por exemplo, pneus antigos podem se tornar componentes para asfalto e latas de alumínio podem ser fundidas para darem origem a novas latas.

Em muitos bairros e condomínios há a coleta seletiva de lixo. Aproveite e descarte o seu corretamente!
Lembre-se de separar os resíduos em duas categorias: resíduos secos (latas, papel, plástico e vidro) e úmidos ou orgânicos (restos de comida).

Sempre que possível dobre ou reduza o tamanho das embalagens para diminuir o espaço que ela ocupa, e no caso dos restos de alimento que causam mau cheiro, eles precisam ser depositados no lixo comum, pois atraem insetos e criam bactérias que podem causar doenças.

Além disso, ao preparar seu lixo para reciclagem, são recomendadas algumas ações para que se evite o desperdício de água:
– Retire os restos de produtos e alimentos das embalagens e então enxágue com um pouco de água.
– Coloque as embalagens para secar e, assim que estiverem secas, armazene-as até que chegue o dia da coleta seletiva passar na sua casa.

Confira abaixo se o que você pretende descartar é reciclável ou não:

Você ainda pode procurar por pontos de coleta no site da prefeitura de sua cidade ou nos sites abaixo: 

http://www.recicloteca.org.br/pontos-de-reciclagem/

http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php

Fontes:

http://www.ecycle.com.br

http://www.ib.usp.br

http://www.dgi.unifesp.br/ecounifesp