Notícias

Cerca de 40 agentes de segurança do TRT-15 fazem curso de atualização na Escola Judicial da Corte

Fotos: Julia Pereira

Por Ademar Lopes Junior

Teve início na manhã desta segunda-feira, 13/5, o curso "Atualização profissional para agentes de segurança (2019)", organizado pela Escola Judicial do TRT-15 e que reuniu, nos auditórios 3 e 4 da Escola, no edifício-sede da Corte, 41 agentes que integram a primeira turma do curso deste ano. Uma segunda turma fará o curso em setembro.

O coronel Carlos de Carvalho Junior, assessor de Segurança e Transporte do TRT-15, destacou na cerimônia de abertura a importância do aprendizado constante para os profissionais da segurança, responsáveis no Tribunal pela segurança física pessoal de magistrados e servidores e das instalações, bem como das informações. Neste ano, a Escola Judicial contou, para a elaboração do curso, com a participação de alguns agentes que sugeriram temas de estudo e atualização, temas esses que foram incluídos no programa.

Roteiro

O curso, com duração de 30 horas/aula, se estende até a quinta-feira (16/5) e aborda, a cada dia, uma atividade dirigida. Na segunda-feira, Maurício Viégas Pinto, master internacional em Operações de Inteligência e Contrainteligência pela Universidad a Distancia de Madrid (Udima) e especialista em Inteligência e Segurança Internacional pela Universidade de Alicante, ambas na Espanha, coordenou as atividades, que incluíram temas como inteligência no Poder Judiciário, fontes de dados, contrainteligência e postura fora do ambiente de trabalho com assuntos sensíveis.

Na terça-feira, os trabalhos serão dirigidos pelo diretor da Coordenadoria de Segurança Institucional do TRT-2 (SP), Antonio Donizete Ferreira da Silva, que também é mestre em direito pela Universidade Nove de Julho. Serão abordados os temas direitos humanos (legislação), atendimento ao público e às diversidades, técnicas de controle de acesso e abordagem a advogados.

Na quarta-feira, o coordenador da Pós-Graduação em Educação Lúdica do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, José Ricardo Grilo, aborda o tema trabalho em equipe e liderança de equipes operacionais.

Na quinta-feira, último dia do curso, as atividades serão ministradas pelo 1º tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo Sergio Aparecido Fabio, que tratará dos temas que envolvem a  "abordagem", especialmente com ênfase na contenção e na legislação, e a verbalização com desconhecidos/suspeitos.