Notícias

TRT-15 participa do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho, no Amazonas

O desembargador Edmundo Fraga Lopes, representando a Presidência do TRT-15, participou do XI Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho - Memojutra, realizado nos dias 3 e 4 de outubro, no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus, do TRT da 11ª Região (Amazonas e Roraima). Também esteve presente a Coordenadora de Gestão Documental do Tribunal Cristina Paula Pera. O evento acontece anualmente e reúne magistrados e servidores de todo o País que atuam na política de preservação e defesa dos acervos dos TRT's e trata de temas relevantes para a gestão documental e preservação da memória institucional da Justiça Trabalhista.

Entre as principais atividades do dia 3, o TRT-24 (MS) fez uma demonstração do seu projeto de interatividade implementado no memorial do Regional, e o professor de Arquiologia da Universidade Federal do Amazonas, Rodolfo Almeida Azevedo, palestrou sobre as políticas públicas voltadas para o patrimônio e sua preservação. Já no dia 4, aconteceu a reunião do Memojutra, além de uma palestra sobre a "Necessidade da Preservação de Arquivos Particulares" com o membro da Academia Amazonense de Letras Robério dos Santos Pereira Braga e uma visita guiada ao Teatro amazonas, cujo estilo renascentista é um símbolo cultural e arquitetônico do Estado.

Presença do TRT-15

Durante o encontro, o desembargador Edmundo Fraga Lopes, conselheiro representante da Região Sudeste na entidade, registrou que "o propósito do Memojutra é promover a Política de Gestão Documental e a Preservação da Memória da Justiça do Trabalho, na salvaguarda de documentos e processos judiciais e administrativos". O magistrado sublinhou a importância do encontro, pois "o resultado final da preservação é a manutenção do elo com o passado". E concluiu anotando que "assim, a preservação da história através dos documentos históricos provoca sentimentos de pertencimento e mantém a identidade cultural da Justiça do Trabalho".