Notícias

« Voltar

Exposição Um Mundo Sem Trabalho Infantil é inaugurada no Fórum Trabalhista de Bauru

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (22/4), no Fórum Trabalhista de Bauru, a exposição itinerante "Um Mundo Sem Trabalho Infantil", que faz um alerta à população sobre os malefícios do trabalho infantil ao retratar as piores formas de exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. O desembargador Edmundo Fraga Lopes representou a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região na solenidade.

A exposição, que já foi exibida em cidades como Brasília, Curitiba, Presidente Prudente e Aparecida, tem como objetivo conscientizar a sociedade da necessidade de se exigir o respeito aos direitos desses jovens, conforme estabelece a legislação brasileira, sobretudo a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa é uma parceria do TRT-15, por meio do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil, presidido pelo desembargador João Batista Martins César, com o Tribunal Superior do Trabalho, como parte das atividades do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Em Bauru, a atividade conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar e do projeto de extensão à comunidade do Centro Universitário Bauru/ITE (Instituição Toledo de Ensino).

A mostra é composta por 17 painéis e traça um panorama do trabalho infantil no País, retratando como, ainda hoje, crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos são submetidos a expedientes extenuantes. Nas imagens, os visitantes observarão as piores formas de trabalho infantil, como em carvoarias e lixões, além de empregos domésticos e outras formas de exploração. Contudo, o problema vai muito além de trabalhos perigosos e insalubres, incluindo atividades criminosas como escravidão e abuso sexual, situações também reveladas pela exposição.


A inauguração também contou com a presença do secretário do Bem-Estar Social de Bauru, José Carlos Augusto Fernandes, da presidente da OAB local, Márcia Regina Negrisoli Fernandez Polettini, da coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência, diretora do Fórum Trabalhista e titular da 1ª Vara do Trabalho de Bauru, juíza Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, do comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente-coronel Ézio Carlos Vieira de Melo, do gerente regional da Caixa Econômica Federal, Vanderson Vieira Freddi, entre outras autoridades, magistrados, advogados e servidores da Justiça do Trabalho.

Ação especial com as escolas

A exposição pode ser vista até 15 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no Fórum Trabalhista de Bauru, localizado na rua Antônio Cintra Júnior, 3-11, Jardim Cruzeiro do Sul.

A programação especial voltada à rede de ensino do município prevê a realização de visitas guiadas pelos universitários da ITE. Nessas atividades serão explicadas aos estudantes a atuação da Justiça do Trabalho e a importância do combate ao trabalho infantil. As visitas guiadas devem ser agendadas pelo telefone 3203-3020, ramais 130 e 131, e podem ser realizadas às segundas e quartas-feiras, às 8, 9, 10 e 11 horas, e às sextas-feiras, às 14, 15 e 16 horas.

A partir do dia 17 de maio, a exposição itinerante segue para o Boulevard Shopping Bauru, na rua Marcondes Salgado, 11-39, Chácara das Flores, onde fica em cartaz até 3 de junho.