Centro de Memória, Arquivo e Cultura - CMAC

Instituído pela Resolução Administrativa GP nº 06/2004, o Centro de Memória Arquivo e Cultura -CMAC do Tribunal do Trabalho da 15ª Região, foi inaugurado em 21 de outubro de 2004 em ato solene e contou com a presença de Magistrados e Servidores deste Regional, além de personalidades da comunidade local e convidados das áreas de História e Direito.

Estabelecido, dentro da estrutura organizacional deste Regional, como Serviço ligado à Secretaria Judiciária, o CMAC coordena as atividades do Arquivo Intermediário e do Arquivo Permanente. Disponibiliza com presteza uma extensa gama de documentos para pesquisa, consulta e fins probatórios. Contribui, de modo eficaz, com toda a população jurisdicionada, tornando-se, portanto, um instrumento de apoio à administração, à cultura, à memória histórica e à sociedade em geral. Conta com um amplo espaço de pesquisa ornamentado por uma exposição permanente de motivos referentes à história do TRT da 15ª Região, compondo seu acervo, dentre outros processos que narram momentos memoráveis passados nas Salas de Audiência e Julgamento deste Tribunal.

Espaço de Pesquisa

 

A finalidade do trabalho desenvolvido pelo Centro de Memória do TRT da 15ª Região está no recolhimento, preservação e garantia de acesso aos documentos produzidos pelas áreas meio e fim desta Instituição. A criação deste Centro foi intimamente ligada à estruturação do Programa de Gestão Documental; por isso, além das competências que lhe foram expressamente atribuídas em seu ato constitutivo, o Centro de Memória é também responsável pela implementação e divulgação das práticas e políticas de gestão da informação.

Finalmente, vale ressaltar que o CMAC preserva o passado com os olhos no futuro; para tanto procura manter parcerias que fomentem a pesquisa histórica, sociológica, econômica e jurídica, além de promover o intercâmbio cultural e a cooperação técnico-científica com outra

 

CMAC - Centro de Memória, Arquivo e Cultura
Rua Dr. Quirino, 1080, Centro - Campinas/SP