notícias

Um mundo sem trabalho infantil: exposição que denuncia a exploração de crianças e adolescentes no País chega a Sumaré

Por Luiz Manoel Guimarães

Está aberta até o próximo dia 8 de julho, no Centro Administrativo de Nova Veneza (Avenida Brasil, 1.111), em Sumaré, a exposição itinerante "Um mundo sem trabalho infantil". A iniciativa é uma parceria entre o Município de Sumaré e o TRT-15, por meio do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no Âmbito do Tribunal.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser vista das 8h às 22h e retrata as piores formas de exploração da mão de obra de crianças e adolescentes. Já exibida em cidades como Brasília, Curitiba, Presidente Prudente, Aparecida, Campinas, Bauru e Araçatuba, a mostra tem como objetivo conscientizar a sociedade da necessidade de se exigir o respeito aos direitos desses jovens, conforme estabelece a legislação brasileira, sobretudo a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Composta por 17 painéis, a exposição traça um panorama do trabalho infantil no País, retratando como, ainda hoje, crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos são submetidos a expedientes extenuantes, em carvoarias, lixões e empregos domésticos, entre outros setores. Denuncia também que o problema vai muito além de trabalhos perigosos e insalubres, ao mostrar a exploração de crianças e adolescentes em atividades criminosas como escravidão e abuso sexual.


Mais notícias

Mostrando 1 - 10 de 4.092 resultados.
Itens por página 10
de 410