notícias

Quatro juízes são titularizados em cerimônia na Presidência do TRT-15

Fotos: Denis Simas

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, deu posse nesta segunda-feira (11/3), no Salão Nobre da Presidência, a quatro novos juízes titulares de varas do trabalho. Os magistrados promovidos e as respectivas unidades titularizadas são Ana Maria Eduardo da Silva, na 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba, Regina Rodrigues Urbano, na Vara do Trabalho de Tatuí, João Batista de Abreu, na Vara do Trabalho de Mogi Guaçu, e Antonio Carlos Cavalcante de Oliveira, na 2ª Vara do Trabalho de São Carlos.

"A titularização é um momento único para nós que viemos da carreira e que sabemos das agruras do que é ser juiz, das dificuldades desse sacerdócio desde o primeiro dia em que assumimos, muitas vezes abrindo mão do convívio de entes queridos em razão dos compromissos de trabalho", anotou a presidente do TRT, desembargadora Gisela Moraes, em sua saudação aos empossandos. A desembargadora registrou ainda que, ao mesmo tempo em que a titularização representa uma conquista, também coloca os magistrados frente a novos desafios, pois na gestão das unidades "é preciso garantir um ambiente de trabalho saudável e harmonioso", visando à efetividade na resolução dos conflitos. E complementou afirmando que "por trás de cada processo há um jurisdicionado esperando de nós celeridade e senso de justiça".

A desembargadora Gisela Moraes disse esperar que as famílias dos novos titulares se adaptem rapidamente às cidades nas quais os juízes vão assumir as unidades, pois "é muito importante para o magistrado ter um entorno feliz". A desembargadora também reiterou a política de portas abertas de sua administração afirmando que a Presidência do TRT está à disposição: "Podem contar conosco",  finalizou, dando os parabéns aos novos juízes titulares.

Na sequência, os empossandos prestaram o compromisso e assinaram os respectivos termos de posse e exercício do cargo de juiz titular da Justiça do Trabalho da 15ª Região.

Cerimônia foi prestigiada por desembargadores, juízes e servidores, além de familiares dos empossados

Reinventar, trabalhar e rezar

A presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, Patrícia Maeda, destacou que "a promoção à titularidade surge como uma coroação pela contribuição de uma carreira toda à Justiça do Trabalho" e que abre novos desafios, como a responsabilidade pela gestão de uma vara do trabalho e, muitas vezes, a distância dos familiares. Mas defendeu que "é preciso reiventar-se", terminando sua fala com a leitura do poema "Reinvenção", de Cecília Meireles.

"O dia é de agradecimento pela confiança que os desembargadores e a presidente do Tribunal depositaram em nós e também de súplica, de pedir graças, de invocar a divindade na qual se acredite, para que possamos dar conta desse trabalho", disse o juiz João Batista de Abreu, em nome dos novos titulares. O magistrado lembrou que nos dias que antecederam a posse rezou uma novena, na qual invocou o Espírito Santo para "nos ajudar com os dons da inteligência, da sabedoria e da prudência", e que "numa época de tantas dificuldades, tantos ataques à Justiça do Trabalho, que o Espírito esteja a nos guiar para que possamos mostrar a nossa importância social, a nossa grandeza, não por vaidade, mas sim pelo trabalho que nós desenvolvemos". E concluiu com uma máxima de São Bento: "Ora et labora" (Ora e trabalha).

Trajetórias

Ana Maria Eduardo da Silva é natural de Tietê/SP e se formou pela Faculdade de Direito de Itu. A magistrada tomou posse e entrou em exercício como juíza do trabalho substituta do TRT-15 em 26/07/2002 e atua na circunscrição de Sorocaba desde 10/02/2003.

Regina Rodrigues Urbano é paulistana e se graduou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 2002, ingressou na magistratura trabalhista pelo TRT da 9ª Região (PR) e, em 14/10/2002, tomou posse na 15ª Região em virtude de remoção.

João Batista de Abreu nasceu em Guaratinguetá/SP e é bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Ingressou nos quadros da magistratura trabalhista do TRT-15 em 10/02/2006 e atuava na circunscrição de São José dos Campos desde 2011.

Antonio Carlos Cavalcante de Oliveira é natural de São Bernardo do Campo/SP e formado pela Faculdade de Direito de Marília. Em 2005, ingressou nos quadros da magistratura do TRT da 2ª Região (SP) e, em 18/05/2007, tomou posse na 15ª Região em virtude de remoção.

Confira abaixo outras fotos da cerimônia.

 

Posse 4 juízes - 11/03/2019


Mais notícias

Mostrando 1 - 10 de 4.259 resultados.
Itens por página 10
de 426