notícias

Gestão e governança são temas de curso oferecido pela Escola Judicial e Facamp a magistrados e servidores

Fotos: Denis Simas

Por Ademar Lopes Junior

"Porque tudo pode ser sempre melhorado" foi a justificativa da diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, para o curso "Gestão e governança", que teve início na nesta terça-feira, 19/3, nos auditórios 3 e 4 da Escola Judicial, e reuniu cinco magistrados e 22 servidores. "Trata-se de um aperfeiçoamento desenhado especialmente para  gestores deste TRT", complementou. Segundo a diretora da Ejud, o principal objetivo do curso é incrementar a comunicação num tribunal que "já é exemplo de governança e boas práticas".

O curso, criado em parceria entre as Faculdades de Campinas (Facamp) e a Escola Judicial do TRT-15, e "desenhado especialmente para atender as necessidades de capacitação na área de liderança do tribunal", atende a uma expectativa de gestores estratégicos das unidades administrativas da 15ª que apontaram o tema "gestão e governança" como de significativa relevância. Entre os participantes, gestores estratégicos e juízes auxiliares da Administração, além da própria diretora da Escola Judicial.

 

As professoras Maria Lúcia de Freitas Petrucci Ferreira e Mary Aparecida Pires deram as boas-vindas aos participantes e apresentaram as linhas gerais do curso, com ênfase no compartilhamento de ideias, de um modo dinâmico mas, antes de tudo, prazeroso.

Módulos

O conteúdo do curso "Gestão e governança" obedece a um planejamento pedagógico criado pela Escola de Pós-Graduação Facamp para a capacitação estratégica de gestores e líderes, com conteúdos teóricos e práticos aplicados à realidade do tribunal.

Ao todo serão dois módulos semestrais, com 64 horas-aula cada. O primeiro vai abordar aulas de liderança e gestão de equipes, a cargo da professora Mary Pires; técnicas de negociação e gestão de conflitos nas organizações, pela professora Maria Lúcia de Freitas Petrucci Ferreira; e técnicas aplicadas de gestão de processos, pelo professor Fernando dos Santos Fraga.

O segundo módulo, no segundo semestre deste ano, deverá abordar instruções sobre compliance, planejamento estratégico, técnicas aplicadas de gestão de projetos e de gestão financeira e orçamentária.


Mais notícias

Mostrando 1 - 10 de 4.293 resultados.
Itens por página 10
de 430